O que acontece na sala de parto?



 Dicas da Dr Lilian Zaboto

Bom dia Mamães Vamos iniciar o dia com as dicas maravilhosas da Dr Lilian Zaboto ......


O que acontece na sala de parto? De que maneira vão examinar a criança? Quando ela vai mamar?.........


São muitas as dúvidas que passam pela cabeça dos pais nos nove meses de espera. E muitas coisas acontecem do momento em que seu filho vem ao mundo até vocês irem para o quarto ou se encontrarem no berçário. Confira:

1- Aquecer e acolher

Imediatamente após o parto, o bebê é enxugado pelas enfermeiras para que não sofra de hipotermia. Em seguida, geralmente o recém-nascido é colocado sobre o corpo da mãe, para ser acolhido e aquecido por ela.

2- Averiguar a respiração

Normalmente, o bebê começa a respirar nos primeiros 30 segundos após o parto e seu maior incentivo é o “choque térmico”.

3- Cortar o cordão

Enquanto o bebê é enxugado pelas enfermeiras, o obstetra interrompe o fluxo sanguíneo no cordão umbilical, com um equipamento que parece uma pinça, e o corta.

4- Avaliar

Assim que estiver seco, aconchegado e com o cordão umbilical cortado, o bebê vai para um berço aquecido, ao lado da cama da mãe, onde é enrolado em lençóis e, em alguns hospitais, recebe uma touca. Bem alojado, ele passa por um exame clínico. O neonatologista observa sua vitalidade nos seguintes aspectos: batimento cardíaco, frequência respiratória, cor da pele, tônus muscular e reflexo.

5- Aspirar o líquido amniótico

Depois de nove meses em meio aquoso, é comum que um pouco de líquido amniótico penetre nas cavidades do rosto do bebê. Para que o líquido não migre para o pulmão nem provoque engasgos e enjoos, os médicos costumam aspirar o excesso por meio de uma sonda.

6- Pingar o colírio

Hora de cuidar da visão. Os hospitais são obrigados por lei a pingar uma solução de nitrato de prata a 1% em cada olho do bebê. O colírio evitará a conjuntivite neonatal e outras infecções geradas pelo contato com as secreções maternas
7- Enfim, amamentar!

É orientação da Organização Mundial da Saúde que o bebê seja amamentado na primeira hora de vida porque, de acordo com uma série de pesquisas, isso reduz os riscos de mortalidade e proporciona anticorpos para que ele enfrente os dias iniciais de sua vida com muita vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Universo Materno

Meu Nome é Karol Sou Mãe do Enzo
Formada em Pedagogia Casada e amo Tudo sobre o Universo Materno